Dia Mundial de Luta contra a AIDS

0
808

1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data reforça a importância da prevenção da doença e também do direito ao tratamento para uma melhor qualidade de vida das pessoas infectadas pelo vírus HIV. Além disso, neste dia, fortalecemos a luta no combate ao preconceito e discriminação.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e AIDS, divulgado no ano passado, a epidemia no Brasil está estabelecida, com taxa de detecção de casos de AIDS em torno de 183 casos a cada 100 mil habitantes, em 2017. Cerca de 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil.

Neste ano em que as manchetes dos jornais estão divulgando amplamente notícias alarmantes em decorrência da pandemia de Covid-19, temos que nos atentar que o HIV não ficou para trás. A doença continua contaminando muitas pessoas e preocupa a todos nós!

O Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR participa da luta contra a contaminação pelo HIV/ AIDS e faz sua parte desde 1994. Com o apoio dos 33 Sindicatos filiados à FEQUIMFAR, Força Sindical, Força SP, SNQ, CNTQ e IndustriALL, hoje, já são 25 anos com a campanha Projeto Verão Sem AIDS – Valorizando a Vida, inciativa pioneira no mundo do trabalho, lutando pela redução do contágio e combatendo a discriminação e o estigma.

O Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR também destaca e divulga a “Recomendação 200 sobre pessoas que vivem com HIV/AIDS e o mundo do Trabalho” da Organização Internacional do Trabalho OIT, no sentido de estabelecer normas para a proteção dos direitos de quem vive com HIV no mercado de trabalho.

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, destacamos os resultados positivos que o Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida tem alcançado! Com reconhecimento nacional e internacional, sem dúvida, é uma importante contribuição do movimento sindical à sociedade, numa incansável luta para que as pessoas possam viver bem, saudáveis e usufruindo de sua vida plenamente no gozo de seus direitos!

João Scaboli,
diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR,
membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical e diretor do DIESAT

25 anos de história e trabalho, conscientizando e prevenindo!

Deixe uma resposta