Nos dias 4 e 5 de dezembro, Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, secretário geral da FEQUIMFAR e co-presidente dos setores químicos e farmacêuticos da IndustriALL, está participando da Cúpula Social do Mercosul. O evento acontece no Rio de Janeiro RJ e reúne representantes dos trabalhadores, da sociedade civil e dos governos dos países que integram o Mercosul.
“O objetivo é discutir o fortalecimento da democracia na região do Cone Sul e ampliar a participação social na agenda política visando promover uma integração mais justa e inclusiva”, informa Edson que coordenou hoje um grupo de trabalho que discutiu “Direito ao trabalho com direitos”.
O grupo reuniu lideranças do movimento sindical do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e destacou as seguintes propostas:
- Institucionalizar o financiamento público para participação social
- Garantir a livre circulação de pessoas
- Respeito a declaração sócio laboral
- Valorizar as comissões de combate à escravidão e ao trabalho análogo à escravidão
- Fortalecimento da democracia na América Latina
- Direito à informação e participação em todas as instâncias e negociações envolvendo o Mercosul
Durante a Cúpula, estão sendo realizadas mesas temáticas que discutem diversas questões relacionadas ao papel da participação social para a democracia no Cone Sul e a agenda para o Mercosul Social, além de encontros de 5 grupos de trabalho.
Os resultados da Cúpula Social estão previstos para serem encaminhados aos líderes dos países do Mercosul no dia 7 de dezembro.
Fonte: com informações da Ascom da Secretaria-Geral da Presidência da República.