Sistema Nacional de Emprego – Sine completa 50 anos

0
202

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) completou, nesta quarta-feira, 8 de outubro, 50 anos de serviços prestados à população, e para celebrar a data, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou em Brasília DF, o workshop Sine: Ontem, Hoje e Amanhã.

O presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, Serginho, prestigiou o evento representando o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Em sua fala, além de destacar os 50 anos do Sine, também falou da importância dos 35 anos do FAT e dos desafios futuros para fortalecer o sistema, com qualificação profissional e intermediação de mão de obra: “Precisamos disputar o orçamento federal para fortalecer o sistema”.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, falou que a Rede Sine está em processo de reconstrução e reforçou a importância da parceria com estados e municípios na prestação de serviços a trabalhadores e empresas.

Ele ressaltou que conhecer o diagnóstico do mercado de trabalho em cada território é essencial para orientar de forma adequada os trabalhadores que buscam emprego. “O Sine completa 50 anos, mas ainda temos muito a aperfeiçoar, especialmente na modernização das ferramentas, com o objetivo de oferecer mais facilidade e eficiência”, ressaltou.

Durante as comemorações, 37 servidores foram homenageados por suas contribuições ao longo da história do Sine.

Também estiveram presentes o presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (FONSET), Vladyson Viana, Magno, secretário de Qualificação profissional, Ana Carmem, SINE Maringá, Deputads federal Fernanda, conselheiros do FAT, secretários estaduais de emprego, servidores do MTE e SINE, entre outros.

Rede Sine

Coordenada pelo MTE, a Rede Sine atua em parceria com estados e municípios que recebem recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para oferecer serviços à população. Atualmente, a rede conta com cerca de 1.500 agências em todo o país, oferecendo intermediação de mão de obra, encaminhamento ao seguro-desemprego, orientação profissional e programas de qualificação. Esses serviços também estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital.

Criado em 1975, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem como base a Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que recomenda aos países-membros a manutenção de um serviço público e gratuito de emprego, com o objetivo de promover uma organização mais eficiente e justa do mercado de trabalho.

Fonte: com informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Deixe uma resposta