Campanha salarial dos trabalhadores no setor químico, plastico e fertilizantes é pelo aumento real

0
375

“As expectativas são positivas para a Campanha Salarial do setor químico, considerando que no acumulado do ano, o setor já gerou 5,8 mil postos de trabalho (sendo 3,2 mil postos de trabalho no setor plástico, 900 no setor de químico para fins industriais e 644 no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos).”

Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
Vice-presidente da Força Sindical

Hoje, dia 10 agosto, dirigentes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados estiveram reunidos para o último dia do Seminário de Negociação Coletiva dos trabalhadores no setor industrial químico, plástico e fertilizantes, na Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande SP.

O Seminário dá início, oficialmente, à Campanha Salarial e Social dos 130 mil trabalhadores do setor industrial químico no Estado de São Paulo, distribuídos nos segmentos químicos, plástico, petroquímicos, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, esteve presente no encontro e destacou as atividades sindicais em Brasília, bem como os debates e as perspectivas diante do cenário nacional na pauta sindical.

Fausto Augusto Junior, diretor-técnico do DIEESE, também marcou presença no evento e falou sobre Reforma Tributária e Correção da Tabela de Imposto de Renda.

O grupo avaliou dados econômicos do setor apresentados por Daniel Ferrer, economista do DIEESE, discutindo o perfil dos trabalhadores na indústria química e também fazendo um balanço das negociações coletivas realizadas até o momento.

Por fim, foram discutidas as reivindicações da categoria e estratégias para a Campanha Salarial e Social 2023. Na oportunidade, foram

Pré-Pauta de Reivindicação

Reajuste Salarial: Aumento Real de 2% + Reposição Integral da Inflação (INPC) de nov/2022 a out/2023 (estimado em 4,88%)

Piso Salarial no valor de R$ 2.250,00

PLR no valor de 02 pisos salariais

Piso Técnico Químico: R$ 3.000,00

Redução da jornada

Cartão alimentação

Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023)

Próximas etapas

Até o dia 11 de setembro, dirigentes dos Sindicatos filiados, com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado de São Paulo para que os trabalhadores apreciem a Pré-Pauta de Reivindicações.

Sendo aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue ao setor patronal do CEAG 10, após assembleia geral, no dia 12 de setembro.

Deixe uma resposta