Comissão Municipal de Emprego de Bauru elege novo presidente

0
976

Em 2017, o cargo será ocupado por Vanderlei Aparecido de Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Bauru e Região, representando os trabalhadores

A Comissão Municipal de Emprego de Bauru, em reunião realizada no último dia 09/12, elegeu por aclamação o presidente para o ano de 2017. Vanderlei Aparecido de Oliveira, 1.º tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Bauru e Região (STI Bauru), assume a presidência representando os trabalhadores – o cargo é ocupado, em sistema de revezamento, pelos três setores que compõem, de forma igualitária, a Comissão (trabalhadores, empregadores e governo).

A Comissão Municipal de Emprego é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo constituído por representantes dos governo, trabalhadores e empregadores, de forma tripartite, paritária e deliberativa com a função de construir políticas voltadas à geração de emprego e renda e buscar, por meio de programas de governo e de parcerias, formas de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Numa época em que o Brasil enfrenta grave crise política e econômica, que reflete diretamente no emprego e na renda, as atribuições são um desafio. “Na primeira reunião do ano, que ainda vamos agendar, iremos definir as ações”, comenta Vanderlei.

A proposta inicial é dar continuidade à orientação aos trabalhadores para inserção e reinserção no mercado de trabalho, que vem sendo realizado em vários bairros de Bauru através dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), e buscar convênios com instituições do Sistema S (Senac, Sesi, Sest, Sebrae e Sesc) para oferecer cursos de capacitação e também com o poder público para a implantação de programas como o Time do Emprego.

O STI Bauru integra a Comissão Municipal de Emprego desde a implantação do colegiado em Bauru. Edson Dias Bicalho, presidente do STI Bauru, que anteriormente já presidiu o colegiado, ressalta que os sindicatos precisam voltar-se não só para seus associados e para a categoria que representa, mas para toda a comunidade. “O Sindicato dos Químicos é um sindicato cidadão, que defende os interesses de seus associados e de todos os trabalhadores da categoria, mas que atua de forma macro em prol da qualidade de vida de todos. Por isso, consideramos de suma importância participar de colegiados como a Comissão Municipal de Emprego”, frisa ele que também é secretário geral da FEQUIMFAR, secretário de Relações Sindicais da Força Sindical para a América Latina e Mercosul e integrante do Comitê Executivo da IndustriALL Global Union, entidade que representa mais de 50 milhões de trabalhadores dos setores químico, têxtil, mineração, energia e metalúrgico em 140 países.

Fonte: Imprensa do STI Bauru.

Deixe uma resposta