Conselho Político da FEQUIMFAR avalia plano de ações para segundo semestre

0
519

O Conselho Político Consultivo da FEQUIMFAR, que é composto por representantes dos 33 Sindicatos filiados, esteve reunido em web conferência nesta tarde para discutir o cenário atual, as medidas para retomada da economia, combate ao coronavírus e ações de resistência aos ataques do governo e defesa da democracia.

“Nossas ações são para fortalecer a democracia, pelo emprego e pela vida. Frente aos desafios impostos pela crise sanitária e econômica, nosso objetivo maior é garantir proteção aos trabalhadores, lutar pela vida e resistir às investidas contra nossa liberdade.”
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
1º secretário da Força Sindical

O encontro teve a participação de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro dos Governos Itamar e Lula. Na oportunidade, Ciro falou da crise sanitária, empregos e democracia: “Os efeitos da pandemia, sem dúvidas, vai gerar a maior crise econômica na história do Brasil”, disse ele, com estimativas de PIB de -9,1 até -11%, um rombo de R$ 917 bilhões nas contas públicas, além de aumento do desemprego de trabalhadores formais e informais. “Enquanto isso, os bancos batem recorde de lucros, cobrando juros abusivos e captando recursos públicos pela taxa Selic”, disse ele.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, coordenou a reunião que contou com lideranças sindicais de varias regiões do país, inclusive, participação de companheiros dos estados de MG e RJ.

Daniel Ferrer, técnico do DIEESE da subseção FEQUIMFAR, fez um panorama geral atual e esclareceu sobre o mapeamento setorial do CAGED.

Em seguida, Cesar Augusto de Mello, Consultor Jurídico da FEQUIMFAR, falou sobre a prorrogação da MP 936/2020, que permite a suspensão do contrato de trabalho por 60 dias e a redução de jornada e salário por até 90 dias.

Amilcar Albieri Pacheco, consultor jurídico da FEQUIMFAR, falou sobre o processo eleitoral deste ano, a PEC 18/2020 e as mudanças que podem ocorrer.

A reunião seguiu fazendo uma análise de cada região, com a participação dos companheiros, e as atividades prioritárias para o segundo semestre.

Deixe uma resposta