Demissão em massa na Bioenergia de Lucélia preocupa Sindicato dos Químicos de Presidente Prudente

0
188

Após um período de incertezas e negociações, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, foi definida a situação da empresa Bioenergia do Brasil, de Lucélia, em recuperação judicial.

Conforme homologação do juiz para a aquisição da empresa, ficou decidido que, a partir do dia 23 de fevereiro, o controle da empresa Bioenergia do Brasil passou a ser de responsabilidade do GRUPO AMERRA, que é o maior credor no processo citado.

Diante desta situação, na mesma data, também foram demitidos todos(as) os(as) trabalhadores(as) da empresa e que é de responsabilidade da Bioenergia a demissão e o pagamento das verbas rescisórias.

Assim, já está acertado que, no próximo dia 2 de março, o Sindicato dos Químicos e Etanol de Presidente Prudente fará a primeira etapa das homologações e rescisões dos contratos de trabalho, na ocasião serão atendidos 100 trabalhadores, de um total de 300 trabalhadores demitidos.

A nova empresa AMERRA, que assumiu nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, prometeu aos trabalhadores que irá recontratá-los, pois tem intenção de fazer safra ainda este ano.

“Para nós, do STI Presidente Prudente, embora acompanhássemos há tempos esta situação em Lucélia SP, é sempre preocupante uma ação desta natureza, pois não existe somente a questão dos direitos trabalhistas, que precisam ser devidamente liquidados e em tempo hábil, mas também por toda uma situação de desestruturação financeira e de qualidade de vida das famílias, haja vista os compromissos diários e os de médio e longo prazo já assumidos”, explicou o presidente da entidade, Milton Sobral.

O Sindicato reuniu-se com os trabalhadores na praça principal da cidade no dia 23 de fevereiro, às 20h, colocando-os a par de toda a situação, esclarecendo possíveis dúvidas e, como não pode ser diferente, se colocando à disposição dos trabalhadores e disponibilizando o departamento jurídico do sindicato para quaisquer situações.

Fotos: José Aparecido dos Santos
Fonte: Milton Ribeiro Sobral, presidente do Sindetanol

Deixe uma resposta