Dia 28 de abril – Em memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças decorrentes do trabalho

0
1106

28 de abril é o dia que em que nos unimos, em pensamentos e ações, em memória das vítimas dos acidentes e doenças decorrentes do trabalho. É uma data para repensar nosso trabalho, porque pretendemos que ele continue. Queremos dar continuidade a um movimento capaz de provocar mudanças positivas no cenário do mundo laboral. Embora a correção de fatos não apague a memória dos acontecimentos ocorridos, nossa luta por melhores condições de trabalho pode amenizar dores futuras.

Para isso, abraçamos também o movimento Abril Verde, de iniciativa popular e espontânea, que chama a atenção da sociedade brasileira para adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais.

É o momento de nos lembrarmos da importância da atuação conjunta, buscando pelo trabalho decente, ou seja, aquele que garante remuneração adequada, é exercido em condições de liberdade, equidade (direitos iguais para todos) e segurança, garantindo uma vida digna.

Pelos que adoeceram ou morreram, infelizmente, nada podemos fazer. Para evitar novas ocorrências, vamos continuar fazendo a nossa parte. Vamos manter-nos unidos, realizando o máximo possível, numa permanente busca por um mundo melhor!

Espero que nada seja capaz de nos fazer silenciar diante dos acontecimentos que possam resultar em novos adoecimentos e mortes. Por isso, companheiros e companheiras, vamos fazer desse 28 de abril, um dia  de reflexão.

João Donizeti Scaboli,

Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical,
Membro do Conselho Nacional de Saúde (Força Sindical) e
Membro do Conselho Curador da FUNDACENTRO

Deixe uma resposta