Dia Mundial de Luta contra a AIDS

0
555

Em 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Para marcar a data, destacamos o trabalho realizado pela FEQUIMFAR, por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador e apoio dos Sindicatos filiados, no combate à doença.

Desde 1994, quando ainda era tabu falar sobre AIDS, o Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR entendeu que o HIV/AIDS era uma questão do mundo do trabalho.

O Departamento desenvolveu uma campanha que trataria do assunto, divulgando informações, realizando palestras e ações no objetivo maior de reduzir o contágio e combater a discriminação.

Surge, então, Projeto Verão Sem AIDS – Valorizando a Vida, que em 2020 completa 25 anos!

São 25 anos de luta, levando aos trabalhadores, suas famílias e à comunidade a mensagem da prevenção, do direito ao trabalho livre de discriminação e garantias de direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Nesse ínterim, vale lembrar que o Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR participou da elaboração e também divulga amplamente a “Recomendação 200 sobre pessoas que vivem com HIV/AIDS e o mundo do Trabalho” da Organização Internacional do Trabalho OIT.

O Projeto Verão, com reconhecimento nacional e internacional, sem dúvida, é uma importante contribuição do movimento sindical à sociedade, numa incansável luta para que as pessoas possam viver bem, saudáveis e usufruindo de sua vida plenamente no gozo de seus direitos!

Parabéns a todos que fizeram e fazem parte do Projeto Verão, contribuindo para que a cada ano, mais e mais pessoas possam ser beneficiadas!

João Donizeti Scaboli
Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Secretário adjunto de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical,
Membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical (Usuários) e

Diretor do DIESAT.

Deixe uma resposta