Entrevista: João Scaboli fala sobre os 26 anos do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida

0
429

Este ano, o Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida comemora 26 anos de ações e atividades em defesa da vida, levando informações sobre prevenção da doença e contra a discriminação.

A longevidade dessa iniciativa mostra sua relevância. É uma campanha de educação, prevenção, redução do contágio, que luta contra o estigma e discriminação em relação ao HIV/AIDS no mundo do trabalho. Incentiva a procura de exames para detecção de HIV positivo e o diálogo saudável a respeito de sexualidade como forma de prevenção ao HIV/AIDS.

Em entrevista ao Jornal da FEQUIMFAR, João Donizeti Scaboli, que é idealizador do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida, coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, secretário adjunto de saúde e segurança no trabalho da Força Sindical, membro do Conselho Nacional de Saúde e diretor do DIESAT, resgata a história deste Projeto e as importantes parcerias realizadas ao longo da trajetória.

Acompanhe:

Jornal da FEQUIMFAR: O que te motivou a criar o Projeto Verão sem AIDS?
João Scaboli: Desde 1989, sempre procurei trabalhar com as políticas de saúde do trabalhador e da trabalhadora e com trabalhos sociais. Como representante dos Usuários do SUS, fui me fortalecendo para fazer parte do controle social desse país. Certa vez, tive a oportunidade de participar de uma oficina de treinamento da coordenação nacional de DST/AIDS. Minha participação se deu pela FEQUIMFAR e o convite veio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, pelo presidente José Calixto e do diretor de finanças, Valadares. Eu aproveitei muito todo o conhecimento compartilhado nessa oficina e saí de lá com um plano de ação fazer campanhas de conscientização, educação e prevenção levando informação aos trabalhadores da base e seus familiares. Com o consenso e bom senso da FEQUIMFAR, iniciei as atividades do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida na Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande, em 1995, com a participação de dirigentes dos Sindicatos filiados, funcionários da Federação, amigos e voluntários.

Jornal da FEQUIMFAR: Como foi a construção desse Projeto? 

João Scaboli: Os trabalhos do Projeto Verão sem AIDS começaram por meio do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, e lideranças dos Sindicatos filiados, bem como da nossa central Força Sindical e da estadual, Força São Paulo, que sempre apoiaram as ações, participando ativamente das atividades. No decorrer destes 26 anos de trabalho, também tivemos apoio da UGT e Nova Central, muitas outras categorias, além de importantes voluntários e parceiros, como a Faber Castell e o SINDUSFARMA.

Jornal da FEQUIMFAR: Como foi o início do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida?
João Scaboli: Começamos um trabalho de formiguinha envolvendo a FEQUIMFAR e Sindicatos filiados, seguindo com o importante apoio da Força Sindical, Força SP, SNQ, CNTQ e o trabalho foi crescendo com modelos diferenciados, buscando novos horizontes e alcançando novas e importantes parcerias. Bem, hoje, nosso Projeto foi expandido para outros segmentos e localizações do país. Esse trabalho de informação e conscientização acontece durante todas as estações do ano e alcança milhares de pessoas. São os Químicos da Força fazendo a sua parte e contribuindo na luta pela vida!

Jornal da FEQUIMFAR: Conte um momento importante desta trajetória.
João Scaboli: Como tema de campanha, um assunto que costumamos abordar com destaque é a Recomendação 200 da OIT, sobre o HIV e a AIDS e o Mundo do Trabalho. Em 2017, depois de várias reuniões envolvendo as Centrais Sindicais e com o apoio do ex-deputado estadual Ramalho da Construção, foi realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo marcando o Projeto Verão naquele ano. Na ocasião, discutimos um plano de trabalho baseado na Recomendação 200 da OIT e envolvendo as indústrias, comércio, setor rural e transporte, além das centrais Força Sindical, UGT e Nova Central. A ideia é fomentar a prevenção do HIV e a AIDS e romper a discriminação nos ambientes de trabalho, no objetivo maior de que o Brasil adote a Recomendação.

Jornal da FEQUIMFAR: O Projeto Verão sem AIDS começou com a FEQUIMFAR e, atualmente, entidades como a Força SP, também abraçam essa iniciativa. Como você se sente com essa expansão?
João Scaboli: Vejo que o movimento sindical vem, de uma forma construtiva, fortalecendo o controle social em nosso país de uma maneira muito significativa. Tudo isso é motivo de muito orgulho! O Projeto Verão começou com o departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR e, no decorrer dos anos, foi recebendo diversos apoios de entidades municipais, estaduais e nacionais. É uma importante história de trabalho, conquista e reconhecimento nacional – através do Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde – e internacional – com menção em publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Jornal da FEQUIMFAR: Quais são as suas expectativas para o Projeto Verão sem AIDS nos próximos anos?
João Scaboli: Minha esperança é de que seja desenvolvida uma vacina para combater a AIDS. Enquanto aguardamos essa realidade, minhas expectativas são de manter ações no combate à AIDS, informando e conscientizando sobre métodos eficazes de proteção e prevenção, e seguir a Recomendação 200 da OIT sobre o HIV e a AIDS e o Mundo do Trabalho, que também busca a promoção da solidariedade com as pessoas que vivem com o vírus.

 

Deixe uma resposta