FEQUIMFAR completa 64 anos

0
356
DATAS ESPECIAIS

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo comemora 64 anos no dia 24 de maio.

Como importantes marcos em sua história, podemos destacar o pioneirismo nas negociações coletivas pela implantação da PLR nas Convenções Coletivas; luta pelo renascimento do Proálcool; conquista da estabilidade para a trabalhadora gestante e auxílio-creche, que vão sendo melhorados a cada ano; Licença Maternidade de 180 dias (setor farmacêutico); programa de emprego e inclusão de pessoas portadoras de deficiência; acesso gratuito a medicamentos, jornada de trabalho de 40h semanais, cartão alimentação e regulamentação do teletrabalho (setor farmacêutico); Convenções Coletivas de Trabalho sobre prevenção de acidentes em Máquinas Injetoras e Sopradoras; banimento do benzeno nas usinas e destilarias de produção de etanol; entre tantos outros.

Criada em 1958, a FEQUIMFAR já passou por uma série de desafios. Dos mais recentes, a reforma trabalhista que precarizou direitos trabalhistas e fragilizou o movimento sindical, dificultando seu custeio. Conseguimos resistir, fortalecendo as negociações coletivas e as estruturas sindicais.

Em tempos de pandemia, vale destacar que não tivemos nenhum retrocesso em nossas Convenções Coletivas de Trabalho, garantindo às categorias a reposição da inflação nos salários, bem como a manutenção das cláusulas sociais. No campo nacional, ainda neste período, junto à nossa Central Força Sindical, lutamos pelo auxílio emergencial de R$ 600, pelo direito à vida, com vacina no braço e comida no prato.

Ressaltamos que tudo isso se deve a unidade de ação entre FEQUIMFAR e 32 Sindicatos filiados que não medem esforços na luta pelos trabalhadores!

Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
Vice-presidente da Força Sindical

Deixe uma resposta