FEQUIMFAR discute agenda de luta da mulher trabalhadora

0
590

A FEQUIMFAR, por meio do Departamento de Mulheres e Identidade de Gênero, realizou ontem encontro para discutir temas importantes que englobam a agenda de luta da mulher trabalhadora. Temas como a Convenção 190 OIT, Ratificação e Seus Impactos Diretos na Vida Laboral das Trabalhadoras e Mulheres e Mercado de Trabalho e Pandemia foram amplamente discutidos entre lideranças sindicais da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados.

As palestras foram ministradas por Laura Carter, Secretária Regional Adjunta dos Setores Têxtil, Eletrônico, Energia, Minério, Siderurgia, Gênero da IndustriALL Global Union América Latina e Caribe e Marilane Teixeira, Economista, Professora e Pesquisadora do Cesit/UNICAMP.

O encontro também foi prestigiado por dirigentes da IndustriALL e pela companheira Leninha, dos Metalúrgicos.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, coordenou o evento. A abertura teve a participação de Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, e Jurandir Pedro de Souza, diretor financeiro da FEQUIMFAR e presidente do STI Itapetininga.

Serginho destacou que um dos grandes papeis do movimento sindical nos dias de hoje é a luta por renda, por auxílio emergencial de R$ 600, vacina para todos e incentivar a solidariedade de todos.

Em suas falas, as coordenadoras do Departamento de Mulheres e Identidade de Gênero, Laura Pereira Santos, Maria Auxiliadora dos Santos e Maria Nalva Vieira Gama salientaram que a situação da pandemia agravou ainda mais a violência de gênero, porque as mulheres estão passando mais tempo em casa; além disso, o trabalho home-office e os cuidados com família e filhos que estão em ensino remoto ocasionaram mudanças significativas na vida das mulheres.

Deixe uma resposta