FEQUIMFAR participa de reunião sobre a rede de trabalhadores da Shell

0
414

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, está em Londres, no Reino Unido, para a 5ª reunião da rede sindical mundial da Shell, da IndustriALL Global Union. O encontro começou ontem, dia 3 de julho e vai até amanhã.

Participam do encontro, dirigentes sindicais representando os trabalhadores da Bélgica, Brasil, Colômbia, Marrocos, Países Baixos, Nigéria, Noruega, Colômbia, Brasil e Estados Unidos.

Na oportunidade, discutem a campanha global com ações empreendidas pela IndustriALL, igualdade de gênero na rede, negociação coletiva, estratégias para organizar os trabalhadores na rede e como os sindicatos podem se preparar para as mudanças tecnológicas no setor de petróleo garantindo uma transição justa.

Em sua palestra, Edson destacou que, em 2011, a Shell e a COSAN criaram, via joint venture, a empresa Raízen, que passa a atuar nos mercados de distribuição de combustíveis, cogeração de energia, cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de açúcar e etanol. Ela se tornou a 5ª maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A Raízen está presente em todos os estados brasileiros e possui cerca de 30 mil trabalhadores.

Deixe uma resposta