Força intensifica diálogo com sindicalistas chineses

0
206

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, a Delegação da Força Sindical liderada pelo presidente Miguel Torres realizou encontro bilateral com os dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos da China, ACFTU. Na oportunidade, líderes sindicais do Brasil e da China fizeram uma análise do contexto e a conjuntura política, econômica e social em ambos países e a nível global.

Durante os debates e intercâmbios, Miguel Torres e o primeiro secretário da ACFTU, Xu Liuping, falaram sobre as preocupações dos trabalhadores e da comunidade internacional com a situação geopolítica, as crises econômicas, políticas e sociais, além dos graves conflitos e guerras que estão acontecendo em diversos países e regiões do mundo.

“Nos graves conflitos e guerras, as principais vítimas são os trabalhadores, as trabalhadoras e a grande maioria da população, principalmente os mais vulneráveis”, afirmou Miguel Torres.

“Os trabalhadores e o povo chinês, trabalhamos permanentemente pela paz, pela harmonia, o respeito mútuo entre os povos e o desenvolvimento sustentável e uma globalização com ganhos compartilhados”, nesse sentido, coincidimos com a Força Sindical nesses objetivos comuns”, disse Xu Liuping.

Os dirigentes sindicais destacaram também a importância do fortalecimento do intercâmbio, a cooperação bilateral e a solidariedade em diversas áreas de interesse comum entre as duas entidades. Eles comprometeram-se com ações concretas para fortalecer a luta dos trabalhadores em ambos os países, e o trabalho conjunto com o movimento sindical internacional nos BRICS, G20, OIT, e outros organizações é fóruns multilaterais.

Foi feita uma avaliação muito positiva dos 32 anos de relações bilaterais entre a Força Sindical e a ACFTU, os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China, e o glorioso Centenário da fundação da ACFTU que será celebrado no próximo ano de 2025.

Durante o dia de hoje, 11 de dezembro, a delegação também participou de importantes atividades de intercâmbio, entre as quais, um encontro no departamento de prestação de serviços aos trabalhadores da ACFTU.

Na oportunidade, os dirigentes aprofundaram conhecimento, e trocaram informações sobre a importância do uso da tecnologia na prestação de serviços de forma rápida e eficaz aos trabalhadores e trabalhadoras através de plataformas digitais criadas pela ACFTU em diversas áreas de atendimento de consultas e demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Os líderes sindicais da Força Sindical também foram recebidos no Congresso Nacional do Povo, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história, política e cultura do povo chinês, além das imponentes estruturas e detalhes das instalações do palácio que abriga mais de 3.000 deputados da Assembleia Nacional Popular da China.

A delegação também fez uma visita ao Estádio dos Trabalhadores em Pequim, com capacidade para mais de 65 mil pessoas, o imponente Estádio do Beijing Futebol Club, além de acolher os jogos da superliga do Futebol Chinês, também abriga a temporada de Futebol dos trabalhadores de diversas categorias, principalmente dos times dos setores da indústria, do comércio e serviços.

“Foi uma maravilhosa experiência e intercâmbio na área do esporte, cultura e lazer com os amigos e companheiros da ACFTU nacional e da província de Pequim”, relata Miguel.

Nos dias 11 e 12, a delegação terá ainda um importante encontro com a direção da ACFTU da Província de Lijin e da cidade de Chengchun, além de uma visita à histórica a empresa de Carros “Banda Vermelha”.

Na volta a Pequim os sindicalistas fecham a agenda internacional num importante encontro oficial com o Partido Comunista Chinês.

A delegação da Força Sindical é composta por Miguel Torres, presidente da entidade; Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical; Nilton Neco, secretário internacional da Força Sindical e presidente do Sindec-Porto Alegre; Márcio Ramos, presidente do Sintrabor-SP; Jeferson Caproni, presidente do Sindsaúde São Paulo; e Ortelio Palácios, assessor internacional da Força Sindical.

Fonte: Força Sindical.

Deixe uma resposta