FEQUIMFAR presente no Curso Básico de SST

0
235

Na foto, João Scaboli e Remígio Todeschini

Entre os dias 4 e 5 de outubro, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT, participa do Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho, no auditório da Fundacentro em São Paulo SP.

Esta etapa do curso vai discutir a Temática 3 – Normas Regulamentadoras (NRs): Prevenção, proteção e desafios.

Assim como as outras edições, haverá retransmissão para salas de aula presenciais em Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e Aracaju.

Hoje, a pesquisadora aposentada da Fundacentro, Arline Abel Arcuri, falará sobre a Norma Regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres); e as tecnologistas da instituição, Juliana Andrade de Oliveira e Thais Helena de Carvalho Barreira abordarão a Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia). Em seguida, a tecnologista Tereza Luiza Ferreira dos Santos apresentará a Norma Regulamentadora nº 32 – Segurança e Saúde em Serviços de Saúde e nº 38 – Segurança e Saúde no Trabalho nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.

Amanhã, o engenheiro de Segurança do Trabalho e auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, José Carlos Scharmach, discutirá sobre a Norma Regulamentadora nº 12 (Proteção de Máquinas). O diretor de Conhecimento e Tecnologia – DCT, Remígio Todeschini, fará debate sobre normas regulamentadoras.

Construção modular

O Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho foi pensado no formato de construção modular, com conteúdo e bibliografia estabelecidos pelos expositores, dividido em cinco módulos temáticos. O objetivo principal é levar o conhecimento de SST a partir de uma visão crítica, democrática e transformadora, que contribua para a melhora das relações de trabalho em consonância com o ideal de um trabalho seguro e decente.

Os módulos, chamados de temáticas, são independentes e sem pré-requisitos. São cinco temáticas propostas, com carga-horária média de 12 horas e com intervalos quinzenais. A primeira e a segunda temáticas realizadas abordaram: Introdução a Segurança e Saúde no Trabalho – Histórico e Perspectivas; Cipa, Diálogo Social e Negociação Sindical. A terceira que ocorre em outubro será sobre as Normas Regulamentadoras (NRs): prevenção, proteção e desafios. A quarta temática discutirá a Segurança e Saúde no Trabalho, Previdência Social e o Ministério Público do Trabalho; e a quinta temática falará sobre a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.

O curso busca fazer com que os participantes conheçam os principais conceitos em SST; identifiquem dificuldades para alcançar o ideal de um trabalho seguro e decente; e discutam de forma crítica, democrática e transformadora a aplicação de normas, regulamentos e pontos de vista a respeito do mundo do trabalho.

Fonte: com informações da Fundacentro.

Deixe uma resposta