IndustriALL discute trabalho remoto

0
261

Nesta manhã, Sergio Luiz Leite, Serginho, e Edson Dias Bicalho, respectivamente, presidente e secretário-geral da FEQUIMFAR, participaram de Seminário promovido pela IndustriALL Global Union sobre Regulação Institucional e Negociação Coletiva sobre Teletrabalho.

No painel “Teletrabalho: desafios e respostas dos Sindicatos”, Serginho, representando o Brasil ao lado de lideranças sindicais do Japão, Indonésia, França e África do Sul, fez um panorama sobre o assunto no país.

Atualmente, cerca de 8,4 milhões de brasileiros estão em regime de teletrabalho e home office; na indústria farmacêutica, são cerca de 42% da força de trabalho; e na indústria química, pode chegar a 24% dos trabalhadores.

Serginho também destacou que em 2020, a FEQUIMFAR e Sindicatos filiados conquistaram um acordo inédito no setor industrial farmacêutico que regulamentou o teletrabalho e o home office da categoria, estabelecendo regras para garantir que os representados usufruam dos mesmos direitos que os trabalhadores nas instalações da empresa.

A cláusula, em Convenção Coletiva de Trabalho, garante o o reconhecimento do Sindicato de Trabalhadores como representante desses trabalhadores nas negociações coletivas, mantendo o enquadramento sindical de acordo com a legislação brasileira, preservação de direitos como vale-refeição, controle de jornada de trabalho, entre outros.

Deixe uma resposta