Intercâmbio Brasil x Alemanha IG BCE e FES discute diálogo social

0
431

Na manhã de hoje, líderes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados estiveram reunidos para a última etapa do Intercâmbio Brasil x Alemanha IG BCE e FES.

Na abertura, Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, falou sobre o atual cenário no Brasil, do alto índice de desemprego, precarização nas relações de trabalho e ataques do governo a direitos, ressaltando que a eleição de 2022 representa uma grande expectativa para reverter a situação da classe trabalhadora no país.

“Também parabenizamos todos os participantes e agradecemos a troca de informações e experiências ao longo destes eventos, que nos fortalecido para os debates da pauta sindical”, disse Edson.

Durante o encontro, Christian Jungvogel, do IGBCE, falou sobre temas que estão sendo discutidos pelo movimento sindical na Alemanha, como funciona o diálogo social no país e sobre o sistema de co-gestão nas empresas.

Os técnicos do DIEESE Daniel Ferrer e Douglas Ferreira, falaram sobre diálogo social e fizeram um panorama a respeito das negociações coletivas de trabalho, Comissões de Fábrica, CIPA, Pactos Produtivos, Negociações Estaduais (ex. piso regional), Negociações Nacionais, Redes Sindicais. Também comentaram sobre Fóruns e Conselhos Tripartites; e o diálogo entre o movimento sindical e outros movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marcha Mundial das Mulheres, Movimento Negro, Juventude, Trabalhadores com deficiência (Importância dos departamentos das entidades sindicais).

O encontro de hoje encerra uma série de reuniões que foram sido realizadas desde dezembro do ano passado com o objetivo de fortalecer lideranças sindicais e a luta da classe trabalhadora no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta