Live – Saúde Mental e pandemia de Covid-19: quais os desafios do SUS?

0
229

“Parabéns às palestrantes pela brilhante exposição de trabalho! A pandemia e o isolamento social têm trazido grandes consequências para a saúde mental das pessoas. O medo intensifica os níveis de estresse e ansiedade em pessoas saudáveis, e aumenta os sintomas daquelas com transtorno mentais. Sabemos também que vivemos um processo intenso de globalização e que isso facilitou a disseminação de agentes patológicos, resultando em pandemias. Nossa preocupação é com os trabalhadores e trabalhadoras e com as futuras gerações. Vale lembrar que os custos econômicos associados ao transtorno mentais são altos, por isso é fundamental que existam estratégias para combater essas que são as as doenças do momento, as doenças mentais.”
João Scaboli,
diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR,
membro do CNS pela Força Sindical e diretor do DIESAT

No dia 7 de outubro, João Sacobli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e diretor do DIESAT, participou da Live “Desafios atuais da Política de Saúde Mental expostos pela pandemia da Covid-19”, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A Live discutiu a saúde mental da população no mundo inteiro que foi abalada diante da pandemia de Covid-19, seja pela dor do luto em meio às vidas perdidas, seja pelos longos períodos de distanciamento social, seja pelo excesso de trabalho na modalidade remota.

Vale destacar que a partir da conquista do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição de 1988, avançaram os debates com a sociedade sobre a reforma psiquiátrica, que preconizava o estabelecimento de um novo modelo assistencial, que resultaram na promulgação da Lei nº. 10216 em 2001, redirecionando o cuidado em saúde mental com prioridade para os serviços comunitários e extra-hospitalares. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, a Política Nacional de Saúde Mental vem sofrendo ataques que vulnerabilizam ainda mais aqueles que precisam de assistência do Estado. Em tempos de pandemia, os agravos se tornam ainda mais evidentes.

O vídeo já está disponível. Clique aqui.

 

Fonte: com informações da Ascom CNS.
Foto: Aesc.

Deixe uma resposta