Nossa saudação ao Dia Estadual do Trabalhador (a) Químico (a)

0
536

O Dia Estadual do Trabalhador (a) Químico (a), comemorado em 21 de julho, é uma homenagem ao trabalho árduo destes profissionais que trazem importantes contribuições para a sociedade e para a nossa qualidade de vida.

Grande parte do desenvolvimento e progresso do nosso estado depende dos trabalhadores nas indústrias químicas, categoria que está presente desde os processos mais simples aos mais complexos; trabalhadores que inovam, produzem e transformam, tratam, coletam e reciclam.

A data de 21 de julho remete à greve histórica realizada em 1983 e que mobilizou milhões de trabalhadores em todo o país. A categoria química, em peso, aderiu à manifestação, registrada como a primeira greve geral no Brasil, decretada após o golpe militar de 1964, movimento contra a repressão e a política econômica da época.

Por este motivo, com o apoio do movimento sindical, em 2016, lei de autoria do deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) instituiu o Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química, homenageando e valorizando toda a categoria.

Neste dia, resgatamos as importantes lutas que contribuíram para construir a história desta categoria e saudamos todos os trabalhadores e trabalhadoras da indústria química pelos esforços nesta função, gerando benefícios para toda a sociedade.

Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
1º secretário da Força Sindical

Deixe uma resposta