Químicos da Força participam de seminário da IndustriALL sobre devida diligência em direitos humanos

0
174

No dia 7 de novembro, lideranças da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados participaram de um seminário global com o tema “Compreender e utilizar a devida diligência em matéria de direitos humanos para fortalecer o poder sindical na região da América Latina”.

Participaram das atividades, dirigentes sindicais do Brasil e América Latina, dos setores químicos, metalúrgicos, papel, têxteis, borracha, entre outros, que discutiram temas como devida diligência em direitos humanos e seu impacto nos sindicatos, a definição de agendas com base em contextos atuais

Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, secretário geral da FEQUIMFAR e co-presidente dos setores químicos e farmacêuticos da IndustriALL, esteve na mesa que tratou da “Aplicação das leis de devida diligência na indústria brasileira: oportunidades da União, desafios para o respeito pelos direitos humanos nas cadeias de abastecimento e fornecedores”.

Ele parabenizou as iniciativas positivas de países, incluindo a Alemanha, que adotaram medidas para combater violações ambientais e de direitos humanos.

“Quando ocorre uma violação dos direitos trabalhistas, todos devem assumir sua responsabilidade. Precisamos criar um novo ambiente legal no qual todas as empresas e governos assumam sua parcela de responsabilidade. Isso precisa ser regulamentado e obrigatório. Agora é o momento para que os governos e as empresas respeitem as normas internacionais, começando pela devida diligência”, disse Kemal Özkan, secretário geral adjunto da IndustriALL Global Union.

Para Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, a implementação de práticas de devida diligência protege os direitos trabalhistas e fortalece a relação entre capital e trabalho.

Deixe uma resposta