Sindicatos farmacêuticos apoiam o acesso universal às vacinas contra Covid-19

0
378

A rede sindical farmacêutica da IndustriALL afirma “Estamos prontos para produzir, queremos unir esforços e contribuir para a luta contra a pandemia, no espírito de solidariedade”.

Em reunião online no dia 25 de maio, lideranças de 42 entidades sindicais, de 27 países, que representam trabalhadores em indústrias farmacêuticas, discutiram os desafios enfrentados durante a pandemia.

O grupo assumiu uma posição firme e adotou uma declaração sobre o acesso universal a vacinas, testes, tratamentos, terapias e medicamentos para combater a Covid-19. Entre outros pontos, a declaração destaca:

“Exige-se um compromisso comum dos países de não acumular ou armazenar grandes quantidades de doses de vacinas; e conclamam-se todos os países produtores de vacinas a permitir as exportações e evitar medidas que interrompam as cadeias de abastecimento. ”

O mundo enfrenta uma extrema desigualdade global de acesso à vacina. Observa-se que 75% das vacinas são administradas em apenas 10 países até agora e apenas 2% das pessoas na África foram vacinadas.

O grupo de lideranças sindicais ouviu contribuições de especialistas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Third World Network (TWN), entidade internacional de pesquisa em países em desenvolvimento e que discutem políticas de acesso universal a medicamentos.

Valter Sanches, secretário-geral do IndustriALL Global Union afirma:

“É uma emergência, só com a solidariedade podemos levar as vacinas e o tratamento a todas as regiões na velocidade necessária. Os trabalhadores nas indústrias farmacêuticas da IndustriALL estão dispostos a contribuir, a reconverter a produção, a transferir tecnologia e competências. Devemos remover as barreiras que impedem a maior parte do mundo de receber o que é necessário para deter esta pandemia.”

Dados indicam que cerca de 10.000 pessoas estão morrendo e pelo menos 500.000 novos casos de infecção são registrados todos os dias, com Brasil e Índia entre os mais afetados.

Pouco antes da reunião, lideranças da IndustriALL reuniram-se com Ngozi Okonjo-Iweala, diretora geral da OMC e discutiram as barreiras comerciais para o acesso universal às vacinas e suprimentos médicos de Covid-19, bem como sobre uma pausa temporária às regras de propriedade intelectual da OMC durante a pandemia.

A grupo também realizou uma reunião sobre o fortalecimento do movimento sindical em empresas multinacionais do setor, abordando as atividades sindicais em Takeda, Sanofi, Fresenius, GlaxoSmithKline (GSK), Novartis, AstraZeneca e B. Braun. Diferentes níveis de reconhecimento e diálogo foram construídos nessas empresas prioritárias, com todos os sindicatos envolvidos se comprometendo a continuar o plano de ações de solidariedade e coordenação internacional.

Espanhol – Declaración de la Red Mundial de Sindicatos del Sector Farmacéutico de IndustriALL

Fonte e Fotos: IndustriALL Global Union.

Deixe uma resposta