Sindicatos farmacêuticos mundiais se unem pelo desenvolvimento e produção de vacinas contra Covid-19

0
207

No dia 25 de maio, lideranças da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados marcaram presença em reunião mundial da IndustriALL Global Union que contou com a participação de 150 dirigentes sindicais representando trabalhadores da indústria farmacêutica de 29 países.

Na oportunidade, o grupo de lideranças sindicais aprovou a “Declaração da Rede Global IndustriALL de Sindicatos Farmacêuticos sobre acesso universal às vacinas, testes, tratamentos, terapias e medicamentos Covid-19”.

Atualmente, 78% das vacinas contra Covid-19 estão disponíveis, por enquanto, para apenas 10% dos países.

O presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, Serginho, que é co-presidente do setor químico da IndustriALL, afirma que esse posicionamento é de extrema importância no sentido de retirar barreiras e ampliar a produção de vacinas no mundo.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, explica que o documento aprovado destaca a união e luta das entidades sindicais de todo o mundo pela remoção temporária de obstáculos ao desenvolvimento, produção e aprovação de vacinas, tratamentos e métodos de diagnóstico, para que mais fabricantes, especialmente de países em desenvolvimento, possam contribuir com o processo.

“Os recursos e investimentos em pesquisa e tecnologia são importantes, mas nesse momento de pandemia e urgência sanitária, é importante a sensibilização dos governos e indústrias farmacêuticas para quebra temporária de patente das vacinas para que possa haver, de forma mais ágil, transferência de tecnológica, acesso universal e produção mais rápida de imunizantes”, diz Serginho.

A IndustriALL Global Union é uma entidade sindical internacional que representa cerca de 50 milhões de trabalhadores nos dos setores químico, têxtil, de mineração, de energia e metalúrgico em 140 países.

Deixe uma resposta