21 de março: Dia Internacional de luta pela eliminação da Discriminação Racial

0
44

Hoje destacamos a importância de combatermos toda forma de discriminação em todas as suas manifestações com a lembrança de um marco trágico na história da luta contra o racismo.

O Massacre de Shaperville ocorreu em 21 de março de 1960 na África do Sul, quando 69 pessoas foram mortas durante um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava pessoas negras a portar documentos específicos para circularem em áreas designadas para brancos.

No Brasil, temos avançado na implementação de políticas públicas e legislações que visam combater o racismo e promover a igualdade racial. Temos desde a Constituição de 1988 que tornou o racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, até a Lei 12.288/2010, conhecida como Estatuto da Igualdade Racial, que estabeleceu medidas de combate à discriminação racial e de promoção da igualdade, garantindo direitos fundamentais para a população negra. Além disso, programas como as cotas raciais em universidades e concursos públicos têm contribuído para ampliar o acesso da população negra à educação e ao mercado de trabalho.

Esses avanços representam importantes passos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, mas ainda há desafios a serem superados. Por isso, continuamos na luta, reafirmando nosso compromisso para garantir a plena efetivação dos direitos e o fim do racismo em todas as suas formas.

Francisco Quintino,
Coordenador do departamento de relações étnico-raciais da FEQUIMFAR e
presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região

Deixe uma resposta