26 anos do Projeto Verão sem AIDS são comemorados com encontro virtual

0
381

No dia 25 de março, a FEQUIMFAR, juntamente com seu Departamento de Saúde do Trabalhador, realizou um Encontro Virtual que discutiu “A importância das campanhas de informação e conscientização” e celebrou os 26 anos do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida.

O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre elas, lideranças da FEQUIMFAR, Sindicatos filiados, Força Sindical, Força SP, CNTQ, Nova Central, DIESAT, Metalúrgicos de Osasco, Sintesp, Metalúrgicos de SP, Conselho Nacional de Saúde além de companheiros dos estados de Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, coordenou o evento e aproveitou para fazer um breve histórico do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida.

O presidente da Força Sindical São Paulo, Danilo Pereira da Silva, destacou a importante participação dos Sindicatos filiados à FEQUIMFAR no Projeto durante todos esses anos. “De forma voluntária, os companheiros trabalharam nestes 26 anos, trazendo uma nova visão do movimento sindical e do Sindicato Cidadão, ajudando a prevenir a doença e salvar vidas”, disse.

Jurandir Pedro de Souza, diretor financeiro da FEQUIMFAR, diz que a ação social que implantou o Projeto Verão já atingiu milhares de pessoas com informações de qualidade para fortalecer a luta contra a AIDS.

Um dos parceiros e patrocinadores do Projeto Verão, a Faber Castell, esteve representada na pessoa de Miguel, que agradeceu a oportunidade de estar presente no evento e registrou a importância do Projeto no combate à AIDS.

Outra importante participação foi do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigato, que mencionou seu reconhecimento ao Projeto Verão, agradecendo a iniciativa da FEQUIMFAR e seu Departamento de Saúde do Trabalhador, enfrentando as adversidades encontradas e alcançando espaço de destaque na luta pela prevenção da doença e combate ao preconceito.

Em sua fala, o presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, destacou a importância social do Projeto Verão e toda a sua expansão para outras estações do ano e localidades em muitos pontos do país. Serginho também comparou o momento atual, de pandemia de Covid-19, com a descoberta do vírus da AIDS e as campanhas de prevenção: “O Brasil foi excelência nas campanhas de conscientização, prevenção e combate a discriminação, quando do início e descoberta da AIDS. Cada um fez a sua parte. Hoje, enquanto a sociedade e a Ciência buscam saídas para superar a pandemia, temos um Governo fazendo exatamente o contrário”.

O encontro contou com palestra de Moysés Longuinho Toniolo de Souza, membro do CNS, pela ANAIDS (Articulação Nacional de Luta contra a Aids) e fundador do Núcleo Estadual da Bahia. Em sua fala, Moyses parabenizou pela iniciativa de discutir ações sobre AIDS no mundo do trabalho: “Campanhas de prevenção são muito importantes, porque vivemos uma pandemia, mas não podemos esquecer que a AIDS está presente, é uma doença que ainda não tem cura, mas tem controle”.

Nas falas e comentários dos participantes no chat do encontro, os participantes saudaram o Projeto Verão, em nome de João Scaboli, reafirmando a importância das ações para a sociedade e todo o movimento sindical.

Encerrando o grande encontro, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR e idealizador do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida, agradeceu e parabenizou todas as entidades que apoiaram o Projeto nesses 26 anos. “Um Projeto que alcançou novos horizontes, com modelos diferenciados, só tem esse sucesso, porque é um trabalho coletivo”.

 

Deixe uma resposta