28 de abril – Valorizando conquistas históricas na área de saúde e segurança do trabalho

0
670

No dia em que nos unimos, em pensamentos e homenagens, em memória das vítimas dos acidentes e doenças decorrentes do trabalho, infelizmente, nos encontramos em um momento especial de luta pela preservação da vida.

Em meio a esta pandemia do novo coronavírus, nossa atenção voltou-se aos cuidados para precaver a contaminação e disseminação da doença. De forma bastante agressiva, fomos obrigados a mudar hábitos e rever cuidados no ambiente de trabalho.

Sugiro, então, uma reflexão sobre todo o trabalho que tem sido realizado ao longo dos anos para trazer efetivas mudanças no mundo do trabalho e salvar vidas.

A FEQUIMFAR, por meio do departamento de saúde do trabalhador, e apoio imensurável dos Sindicatos filiados, Força Sindical, Força SP, CNTQ e IndustriALL, reafirma o seu compromisso em fortalecer ações que reduzam e eliminem os agravos à saúde decorrentes do trabalho, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores a partir da prevenção.

Em 2020, completamos 25 anos de ações históricas neste contexto! Uma delas é o Projeto Verão sem Aids Valorizando a Vida, campanha de conscientização, educação e prevenção do HIV/Aids e promoção da solidariedade com as pessoas que vivem com a doença.

A iniciativa, de reconhecimento internacional, segue a Recomendação 200 da OIT sobre o HIV e a AIDS e o Mundo do Trabalho, e é referência de ação sindical na área da saúde do trabalhador, refletindo seu resultado em toda a sociedade.

Outra medida significativa que completa 25 anos é o banimento do benzeno, produto químico altamente cancerígeno, nas usinas de açúcar e álcool.

Temos orgulho também da construção, tripartite, da Convenção Coletiva de segurança em máquinas injetoras e sopradoras no estado de São Paulo. O documento, renovado anualmente e conta com indicações de proteções e dispositivos de segurança para as máquinas, bem como estimulam treinamentos para formação de multiplicadores, no objetivo maior de preservar a vida e a integridade física dos trabalhadores no setor plástico.

Neste 28 de abril, vamos valorizar os avanços e seguir em frente com atividades que fortaleçam as políticas de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Insistindo e persistindo, vamos manter nossa luta!

João Donizete Scaboli,
Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical,
Membro do Conselho Nacional de Saúde (pela Força Sindical) e
Diretor DIESAT

Deixe uma resposta