ABIQUIM divulga dados do setor químico

0
1162

No dia 2 de dezembro, foi realizada mais uma edição do Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), em São Paulo SP. O evento, que é promovido pela ABIQUIM, reuniu líderes sindicais, executivos da indústria, pesquisadores, acadêmicos, representantes do Governo e parlamentares.

Durante o evento, foi apresentado ao público o desempenho da indústria química em 2016, além de debates com representantes de importantes setores industriais e palestras de profissionais renomados.

“Conforme apresentado ABIQUIM, a indústria química brasileira começou a se recuperar no segundo semestre de 2016, o que garantiu um pequeno crescimento do faturamento líquido em 2,7% (em reais). Também foi exposto de forma positiva a manutenção do patamar de participação da indústria química no PIB brasileiro, sendo de 2,5% em 2015, enquanto que a maioria dos demais setores da indústria de transformação perdeu espaço. A balança comercial da indústria química reduziu a dimensão do déficit, alcançando um resultado negativo de R$ 22,1 bilhões em 2016, infelizmente não por um aumento significativo de produção e exportação, mas por uma queda nas importações superior ao recuo das exportações. Por fim, tem-se uma notícia bastante ruim de perda de posição no ranking global, a indústria química brasileira caiu da 6ª para a 8ª posição em 2015, sendo ultrapassada por Índia e França”, destacou Daniel Ferrer, economista do DIEESE.

Deixe uma resposta