Audiência pública sobre o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia

0
408

Nesta manhã, o diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, João Scaboli, participou como ouvinte de audiência pública sobre o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 na Câmara dos Deputados.

O Plano foi elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e demais entidades científicas da saúde e bioética, que compõem a Frente pela Vida.

Motivado pela necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo coronavírus, diante da inoperância por parte do Governo Federal, o Plano Nacional deve contribuir para a superação da pandemia que, na história recente, já se constitui como o mais grave desafio à saúde coletiva em todo o mundo.

Além de uma análise criteriosa sobre o panorama da pandemia no Brasil, o documento reúne setenta recomendações elaboradas por pesquisadores e profissionais da saúde, com embasamento científico e detalhamento técnico, dirigidas às autoridades políticas e sanitárias, aos gestores do SUS e à sociedade em geral.

“No Congresso Nacional teremos um espaço importante para dialogarmos com os parlamentares e buscarmos a efetividade deste plano nacional. Não é possível continuarmos tolerando mortes. Vidas podem ser preservadas e não podemos ficar assistindo essa situação sem uma ação efetiva do Governo Federal”, afirma o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Para Scaboli, que também é membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical, este debate é de extrema importância: “São responsabilidade e recomendações aos gestores do SUS, com controle social”.

Acesse aqui o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19.

Fonte: com informações do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Deixe uma resposta