FEQUIMFAR e Sindicatos filiados discutem agenda de ações na área de saúde do trabalhador

0
176

Nesta tarde, 12 de abril, a FEQUIMFAR juntamente com seu departamento de saúde do trabalhador, realizou o “Encontro Virtual – A Construção Coletiva do Planejamento Sindical
como um Processo e como Ferramenta para Ação”.

Lideranças dos Sindicatos filiados e também convidados estiveram presentes para organizar uma agenda de ações na área de saúde do trabalhador.

Na mesa de abertura, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT, resgatou a Constituição de 88 e o artigo 196 que trata da saúde como um direito de todos e dever do Estado. “Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito, principalmente, no que diz respeito à saúde do trabalhador. Fortalecer o controle social é muito importante para o SUS e para recuperar direitos retirados”, disse Scaboli.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, coordenou o encontro e aproveitou para destacar que a FEQUIMFAR e Sindicatos filiados contam com um grupo de dirigentes sindicais qualificados e que participam ativamente nos conselhos de saúde municipais, estaduais e nacional.

Debora Melecchi, vice-presidente da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos) e membro do Conselho Nacional de Saúde, prestigiou o encontro e destacou a importância do evento, dizendo que a ação sindical é também uma ação política, e deve ser pautada na luta pelo resgate de direitos, em especial na área da saúde, que foram flexibilizados nos últimos anos.

Edson Flores, presidente do DIESAT, reiterou o papel do Departamento como ferramenta da classe trabalhadora na defesa da saúde do trabalhador.

Representando o presidente da Federação dos Químicos, Sergio Luiz Leite, esteve presente o diretor financeiro da entidade, Jurandir Pedro de Souza. Em sua fala, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de reunir esforços na retomada das atividades para avançar na pauta trabalhista, social e previdenciária.

Luís Carlos Oliveira, o Luisinho, secretário de saúde da Força Sindical, parabenizou a direção da FEQUIMFAR e o departamento de saúde pela iniciativa dizendo que a Central poderá ainda expandir ações desse tipo para todo o território nacional.

Debates

Para articular os debates entre diretores dos Sindicatos filiados, Rogério de Jesus Santos, da Equipe Técnica do DIESAT, fez uma apresentação com informações referentes à saúde e segurança nos ambientes de trabalho na base de representação da FEQUIMFAR.

 

Deixe uma resposta