A importância do dia 25 de novembro e o combate à violência contra mulher

0
816

Hoje, dia 25 de novembro, é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu a data em homenagem às “Mariposas” – três irmãs que combatiam a ditadura na República Dominicana e que foram brutalmente assassinadas pelo governo do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

A data também dá início à Campanha 16 Dias de Ativismo com ações de mobilização e esclarecimento sobre as várias formas de violência contra as mulheres, bem como informando sobre os direitos direitos das mulheres. A Campanha é encerrada no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Vale lembrar que este ano, conseguimos um fato histórico! Durante a 108ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, foi aprovada a Convenção 190, que protege as mulheres e outros grupos vulneráveis contra a violência e o assédio no mundo do trabalho.

A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados estão juntos nessa luta e, por meio de seu departamento de mulher e gênero, tem organizado ações para divulgar a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo, na defesa da mulher, bem como a Convenção 190 da OIT.

Mulheres e homens em uma construção coletiva! Juntos em uma só voz: Não à violência contra a mulher!

Laura Santos,
diretora do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e
coordenadora do departamento de mulher e gênero da FEQUIMFAR

Deixe uma resposta