Luiz Marinho discursa na 111ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT) em Genebra

0
85

No dia 12 de junho, ministro elencou as várias iniciativas promovidas pela atual gestão em 5 meses de governo no combate à desigualdade e luta pela justiça social

Em sua participação na 111ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), que acontece até o dia 16 de junho em Genebra, na Suíça, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, discursou na Plenária do Palácio das Nações. Em seu discurso o ministro abordou o tema justiça social, que segundo explicitou aos presentes, é um objetivo que o atual governo brasileiro persegue incessantemente, seja no combate à desigualdade ou na luta pela justiça social.

Marinho elogiou o relatório do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, sobre a “Promoção da Justiça Social”, que oferece diretrizes viáveis para fazer avançar a justiça social no mundo. “Nós nos somamos a essa busca e trabalhamos para eliminar a pobreza, combater a exclusão e o preconceito, promover o pleno emprego, o trabalho decente, a adoção de medidas de proteção social, a valorização da negociação coletiva e o respeito aos princípios e aos direitos fundamentais do trabalho”, frisou o ministro em seu discurso.

O ministro elencou as várias iniciativas promovidas pela atual gestão em 5 meses de governo, como a política de valorização do salário mínimo, a recriação e revitalização de conselhos tripartites, a instalação de Grupos de Trabalho para promover a negociação coletiva, o Projeto de Lei – já aprovado pelo Parlamento – de igualdade salarial entre homens e mulheres, as mensagens ao Congresso brasileiro pela ratificação das Convenções da OIT de números 156, 190, 187, 129 e protocolo da Concessão 29, e as ações de resgate de trabalhadores do trabalho análogo à escravidão e infantil.

O evento reúne representantes de trabalhadores, empregadores e governos de 187 Estados Membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e está sendo realizada totalmente de forma presencial pela primeira vez desde 2019.

Veja aqui a íntegra do discurso do ministro.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego.

Deixe uma resposta