Nota de Pesar: Cardeal Cláudio Hummes

0
230

Foi com grande pesar que recebemos hoje a notícia do falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, aos 87 anos.

Nascido em Montenegro (RS), em 1934, Aury Afonso Hummes entrou para a vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores, recebeu a ordenação sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. Foi professor, reitor, teólogo e bispo.

Dom Cláudio assumiu a Diocese de Santo André em dezembro de 1975, onde permaneceu por 21 anos. Na cidade, participou ativamente na luta pela defesa dos trabalhadores, bem como de movimentos operários e greves sindicais.

O Bispo também agiu durante a ditadura militar e, na região do Grande ABC, por várias vezes permitiu que sindicatos e trabalhadores se reunissem em igrejas de sua Diocese para articular ações, dificultando a repressão militar.

Com longo ministério dedicado ao acompanhamento dos trabalhadores, povos indígenas e dos mais pobres, Dom Cláudio deixa um legado inestimável de misericórdia, resistência e luta contra as injustiças sociais.

Deixe uma resposta