Serginho defende a institucionalização do Fórum Sindical nos organismos oficiais do Brics

0
753

Dirigentes das Centrais Sindicais dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão reunidos em Pequim, na China, debatendo ações para consolidar intercâmbio e a cooperação em diversas áreas de interesse comum, com o objetivo de fortalecer a luta sindical nos países.

É importante acentuar que juntos, os países do Brics representam 42% da população do planeta e cerca de 19% do PIB mundial, confirmando a relevância do grupo no cenário mundial.

Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, compõe da delegação brasileira e hoje, fez pronunciamento durante o painel “Iniciando a Nova Década de Ouro: Aumentando o intercâmbio e a cooperação no mundo do trabalho entre os países do BRICS”.

Ele falou sobre o atual cenário político e econômico do Brasil e as lutas e desafios do movimento sindical: “Além do fortalecimento das relações comerciais, precisamos efetivamente manter e ampliar direitos dos trabalhadores, melhorando a vida das pessoas. A globalização, da forma que está, tem distribuído desemprego, miséria, redução de direitos, entre outras mazelas. Queremos a globalização inclusiva, com distribuição de renda, trabalho decente, sem discriminação, com geração de emprego, saúde, educação, inclusive, desenvolvimento sustentável, conforme Agenda 2030 da ONU”, destacou.

Na oportunidade, ele também ressaltou a importância da reconhecer, oficialmente, a participação dos trabalhadores no Brics, enquanto Fórum de Debates, o Brics Sindical, reiterando que a integração econômica deve observar o respeito aos direitos trabalhistas e sociais em todos os países membros do grupo.

Amanhã, dia 26 de julho, as delegações sindicais participam da Reunião dos Ministros do Trabalho e Emprego do Brics, quando deverão entregar um documento conjunto das Centrais aos ministros.

Deixe uma resposta