21 de julho: Nossa homenagem ao Trabalhador da Indústria Química

0
999

Nesta sexta-feira, 21 de julho, comemoramos o Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química. A data relembra a greve histórica realizada em 1983 e que mobilizou milhões de trabalhadores em todo o país. A categoria, em peso, aderiu à manifestação, registrada como a primeira greve geral no Brasil, decretada após o golpe militar de 1964, movimento contra a repressão e a política econômica da época.

Por este motivo, com o apoio do movimento sindical, em 2016, lei de autoria do deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) instituiu o Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química, homenageando e valorizando toda a categoria.

Destacamos que a categoria química sempre teve extrema importância no desenvolvimento econômico do Estado e do País. Atualmente, contribuí com o setor que representa 10,4% do PIB de toda a indústria de transformação, em terceira posição no PIB industrial, gerando empregos e promovendo o progresso do Brasil.

Neste momento, reafirmamos nossas lutas para levar melhores condições de trabalho e de vida a todos os trabalhadores da categoria, como saúde e segurança; valorização das aposentadorias; qualificação e requalificação profissional; políticas de gênero, para a juventude e raça e etnia.

Sergio Luiz Leite, 
Presidente da FEQUIMFAR e 
1º secretário da Força Sindical

Deixe uma resposta