5 de agosto – Dia Nacional da Saúde

0
985

Por João Donizete Scaboli

Neste dia 5 de agosto, escolhido como Dia Nacional da Saúde em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz, vamos comemorar parabenizando todos os profissionais de saúde e de controle social desse País.

Vamos também aplaudir o nosso Sistema Único de Saúde: Universal, Inteiro e Completo! Diante da maior crise sanitária do país, o SUS tem sido uma das principais referências no combate à pandemia.

Lembramos que esse Sistema sempre foi um espelho para o mundo lá fora e um grande exemplo em nosso País.
Exemplo nas campanhas de vacinações, transplantes, medicamentos, farmácia populares, atenção primária, atenção básica, urgência e emergência, saúde da família, da mulher, entre outros.

Para que possamos ter ainda este Sistema no futuro, precisamos agora, fazer valer o direito à saúde, buscando fortalecer o SUS, para que ele possa continuar atendendo a população – em especial a que vive em situação de vulnerabilidade – como sempre fez. Para isso, queremos financiamento, queremos fiscalização!

Nossa luta também é pela revogação da EC-95, Emenda Constitucional que congela verba da saúde e da educação por 20 anos. Não queremos privatização, queremos valorização e compromisso com a sociedade!

Aproveitamos para destacar a importância das políticas de saúde em nosso país e da atuação fundamental do Conselho Nacional de Saúde, dos Conselhos Estaduais e Municipais nesta luta incessante.

Neste dia de comemoração, reflexão e conscientização sobre a importância da educação sanitária e de políticas de saúde consistentes, destacamos nossas bandeiras de luta: em defesa da vida, por vacinas para todos e todas, combate à fome

Viva o Controle Social. Viva o SUS.

João Donizete Scaboli,
Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical,
Membro do Conselho Nacional de Saúde (pela Força Sindical) e
Diretor DIESAT

Deixe uma resposta