Trabalhadores e empresários da Borracha e Pneumáticas encontram com ministro Marinho

0
106

Objetivo foi chamar a atenção de que o imposto zero de importação está desempregando trabalhadores e pode fechar empresas no Brasil. O governo do então presidente Jair Bolsonaro reduziu a zero a alíquota de 16% cobrada na importação de pneus de caminhões no início de 2021.

A FENABOR (Federação nacional dos Borracheiros) realizou uma reunião de fundamental importância com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
O encontro ocorreu na Sede da FEQUIMFAR (Federação dos Químicos do Estado de São Paulo) e contou com a presença de várias lideranças sindicais e empresariais do setor da borracha e pneumática. Participaram do encontro, além dos representantes do trabalhadores e empresários do ramo da borracha e de pneumáticas, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres e Sergio Luiz Leite (Serginho), presidente da FEQUIMFAR e vice presidente da Força Sindical.
A principal demanda discutida foi a necessidade imperativa da revisão imediata da resolução que ZEROU a alíquota de importação para pneus do transporte de carga, tendo em vista os impactos causados pela medida intempestiva em relação a manutenção dos empregos e do parque industrial do setor instalado em nosso país, e ainda os danos ambientais em função do descarte desses pneus produzidos em outros países. O número de empregos diretos é de aproximadamente 30 mil, segundo a ANIP (Associação Nacional das Industrias Pneumáticas).
O ministro Luiz Marinho ouviu atentamente os dados apresentados pelo nosso presidente Márcio Ferreira, bem como pelos representantes da ANIP , o presidente Klaus Curt e a ABRI, representada por Reynaldo Megna,  se comprometendo a defender as mudanças necessárias, buscando articular-se com Geraldo Alckmin, que é ministro da Industria e Comércio.
Vale ressaltar que, segundo levantamento do CAGED, no mês de dezembro de 2022, foram reduzidos 414 postos de trabalho na fabricação de pneumáticos, câmaras de ar e reforma de pneus usados. Em relação ao meio ambiente, segundo o IBAMA, o passivo dos pneus importados inservíveis já chega a mais de 300 toneladas. O surto de importação dos pneus do transporte de carga com a implantação da alíquota zero tem batido recordes sucessivos, chegando a 518 mil unidades em novembro de 2022, segundo dados da ANIP.
Outro efeito colateral da resolução da CAMEX, de 21/01/2021, é que as metas dos Programas de Participação dos Resultados (PLR), não estão sendo alcançadas, pois para tentar concorrer com os pneus importados, as empresas nacionais têm adquirido matéria prima de qualidade inferior.
Participaram da reunião com Luiz Marinho,  ministro do Trabalho: Márcio Ferreira (Presidente SINTRABOR-SP – FENABOR); Miguel Torres (Presidente Força Sindical); Sérgio Luiz Leite (Presidente Fequimfar); João Carlos Gonçalves (Secretário Geral Força Sindical); Geraldino Santos Silva, secretário de Relações Sindicais da Força Sindical); Ademir Chiafareli (vice presidente FENABOR); Josué da Purificação Pereira (presidente do Sindicato dos Borracheiros de Camaçari- BA); Jotemildo Cerqueira Silva,(Tesoureiro do Sindicato dos Borracheiros de Camaçari-BA); Flávio de Quadros (presidente do Sindicato dos Borracheiros de Gravataí- RS); André Luiz da Silva (presidente do Sindicato dos Borracheiros do Rio de Janeiro-RJ); Dr Cesar Granieli (Assessoria Jurídica do SINTRABOR- SP); Paulo Beoni Medice (presidente do Sindicato dos Borracheiros de Americana-SP); Valter Paixão, Assessoria de Comunicação do SINTRABOR- SP / Fenabor); Ortelio Palacio Cuesta (Relações Internacionais do SINTRABOR- SP – Força Sindical); Carlitos Santos, Assessoria de Diretoria do SINTRABOR); Klaus Curt Muller (presidente da ANIP); Reynaldo Megna (presidente executivo da ABRIARB); Antônio Carlos Ramos (Rel. Gov. da Prometeon); Sara de Sousa Marns (Rel. Gov. da Goodyear); Mauricio Formenton (representante da Maggion).

Fonte: Imprensa do SINTRABOR.

Deixe uma resposta