Mobilização para a campanha “O Brasil precisa do SUS”

0
474

Na tarde de ontem, dia 7 de dezembro, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e diretor do DIESAT, participou da plenária virtual de Mobilização para a campanha “O Brasil precisa do SUS”.

“Diante do espantoso número de mais de 170 mil mortes oficiais decorrentes da Covid-19 e dos inúmeros ataques que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem sofrendo, as entidades da Frente Pela Vida lançam a campanha “O Brasil precisa do SUS”. O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para a importância da defesa do SUS e dos riscos que ele está correndo” destaca o Conselho Nacional de Saúde em convocatória.

João Scaboli afirma: “Nossa luta é pela vida e isso significa fortalecer o SUS. Vamos mobilizar a sociedade, lideranças políticas. Temos que ter vacinas para todos, lutar pela reforma psiquiátrica e contra o desmonte da saúde mental”.

Histórico

Mais de 600 organizações endossaram e apoiaram os princípios que orientaram a Marcha Pela Vida, em 9 de junho, dentre elas, o Conselho Nacional de Saúde. Organizada pela Frente Pela Vida, com uma série de atividades descentralizadas pela manhã, tuitaço nas redes sociais e ato político virtual, com depoimentos de personalidades, mobilizadores sociais, lideranças nacionais e parlamentares.

Como desdobramento da Marcha, entidades do campo da saúde se reuniram para a construção do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 (PEP-Covid-19), lançado em 3 de julho. O documento apontou a urgência de uma comunicação clara e coordenada pelo governo federal e a necessidade de ações efetivas, apresentando 70 propostas para autoridades políticas, sanitárias e sociedade.

Prestamos nossa solidariedade e expressamos nossa revolta quando o país atingiu 100 mil vidas perdidas, em 06 de agosto. Com indignação, expressamos novamente o pesar quando da marca das 150 mil mortes, em setembro.

Publique nas redes sociais com as hashtags: #BrasilPrecisadoSUS #DefendaoSUS #FrentePelaVida #RevogaEC95;

Assine a Petição Pública para mais recursos para o SUS em 2021: http://chng.it/fzP8BLMnfR

Fonte: com informações do Conselho Nacional de Saúde.

 

Deixe uma resposta