Atentado à democracia: invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília

0
357

Repudiamos os atos de vandalismo e terrorismo ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023 e manifestamos nosso apoio às instituições democráticas.

As nações modernas, dentre elas o Brasil, utilizam três poderes para sua administração. A divisão de funções e responsabilidades evita a concentração do poder em apenas uma pessoa e a existência de um ditador. Em nosso país, os poderes se organizam em Executivo, Legislativo e Judiciário, e cada um deles tem suas atribuições. O Judiciário é responsável pela execução das leis; o Legislativo, pela proposição de leis; e o Executivo é o poder que governa.

Lamentavelmente, no domingo, dia 8 de janeiro, o Brasil teve as sedes dos seus três poderes invadidos e depredados por uma turba insana de pessoas. Uma afronta à democracia! O fato foi manchete de jornais em boa parte do Mundo e os Presidentes dos grandes países demonstraram total repúdio a esses atos.

Nos últimos quatro anos, tivemos uma polarização política como nunca vista no Brasil. O resultado das eleições fez com que muitos representantes da parte derrotada questionassem a idoneidade das urnas eletrônicas, sem provar nada, num motivo descabido para tentativa de golpe.

Respeitamos todos os brasileiros e brasileiras que de forma democrática fizeram a opção por seu candidato em 2022. O vencedor terá que governar para todos e, ao perdedor, cabe o reconhecimento da derrota. Aos inconformados, bandidos, terroristas, inimigos da democracia, cabem punições civis e penais conforme lei.

Existe ainda uma legião de pessoas induzidas ao erro por algumas autoridades e por vontade própria, e, patrocinadas por alguém, iniciaram um movimento golpista, sem amparo legal algum, no sentido de que as Forças Armadas tomassem o poder e destituíssem os poderes constituídos, num ato absurdo e antidemocrático.

A partir do momento em que grupos se instalam na frente dos quarteis, com local para dormir, com alimentação e banheiros químicos, observamos que alguma coisa estranha estava acontecendo, pois trabalhadores assalariados não conseguiriam se manter por esse tempo todo parados.

Pois bem, houve tolerância com tais situações e os abusos foram aumentando. O ato final e ensaiado aconteceu no domingo, numa ação terrorista. O caos se instalou com a conivência dos que se omitiram no dever de agir e o resultado foi a destruição de patrimônio público de forma escancarada, com os criminosos mostrando seus rostos nas redes sociais.

Agora a ação do Estado precisa ser dura contra os inimigos da democracia, considerando os vários crimes na área penal e cível. Também se faz necessária a apuração dos patrocinadores responsáveis por essas ações para que respondam nos termos da lei.

A sociedade exige uma resposta enérgica e os poderes constituídos estão tomando as providências cabíveis. Promover a democracia e o respeito às instituições são fundamentais para recolocar o país nos trilhos do desenvolvimento com geração de empregos e direitos. O Brasil não admite retrocesso e a liberdade com responsabilidade é o único caminho de um povo livre.

Sergio Luiz Leite, Serginho
presidente da FEQUIMFAR
e vice-presidente da Força Sindical

Deixe uma resposta