BRICS Sindical em Pequim: Serginho representa classe trabalhadora nesta semana

0
790

Representando os trabalhadores brasileiros e o movimento sindical do país, Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, participará do Fórum Sindical do BRICS nesta semana, em Pequim, na China.

“A globalização gerou uma interdependência global que tem desencadeado graves consequências aos trabalhadores de todo o mundo, como impactos na distribuição de renda, imigração, informalidade, exclusão social e desemprego. Sob o pretexto de superar a crise econômica que assola a grande parte dos países, os direitos trabalhistas e sociais estão sendo atacados. Por isso, é urgente que o movimento sindical, de forma global, discuta o fortalecimento da unidade de ação sindical e cooperação mútua na luta pelo trabalho decente, pelo emprego, pela manutenção e ampliação dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.”

Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
1º secretário da Força Sindical

Abertura do Fórum Sindical do Brics: Li Yufu, secretário geral da AFCTU, Federação Nacional dos Sindicatos Chineses, deu boas vindas às delegações dos 5 países, destacando a ampliação dos mecanismos de cooperação sindical, bem como, a importância dada pelo governo chinês à parceria comercial com o Brics.

O Fórum Sindical acompanha a reunião de líderes dos países do BRICS – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante o evento, serão realizados debates com o objetivo de elaborar propostas a fim de promover crescimento econômico, criação de postos de trabalho, desenvolvimento da qualidade dos empregos e geração de Trabalho Decente.

Serginho fará pronunciamento durante o painel “Iniciando a Nova Década de Ouro: Aumentando o intercâmbio e a cooperação no mundo do trabalho entre os países do BRICS”, no dia 25 de julho. Na oportunidade, vai explanar sobre o atual cenário político e econômico do país e as lutas e desafios do movimento sindical brasileiro.

O BRICS Sindical é um grupo de cooperação entre dirigentes sindicais dos países que compõem BRICS, que assumiram o compromisso de promover o Trabalho Decente nas diversas regiões, possibilitando o livre diálogo, a abertura, a inclusão e os ganhos mútuos.

A Federação dos Sindicatos da China (ACFTU) é a entidade que irá presidir o encontro, que será realizado entre os dias 24 e 27 de julho, em Pequim, na China, e na cidade de Chongqing.

Delegação brasileira no Encontro Sindical do BRICS em Pequim, na China.

O evento contará com os seguintes painéis:

– Desenvolvimento Sustentável: oportunidades e desafios enfrentados no mundo do trabalho
– Perspectiva de promoção do grande mercado econômico e comercial, do grande fluxo financeiro e da grande conectividade de infraestrutura do BRICS
– Iniciando a Nova Década de Ouro: Aumentando o intercâmbio e a cooperação no mundo do trabalho entre os países do BRICS

 

Deixe uma resposta