Químicos da Força presentes em reunião do Projeto SASK para fortalecimento sindical para uma transição justa no Brasil

0
85

Edson Dias Bicaho, secretário geral da FEQUIMFAR, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, esteve o evento e falou sobre o desenvolvimento e a importância do projeto para discutir os desafios e caminhos de uma política industrial nacional, com transição justa, a partir da realidade de cada região do país.

A IndustriALL Brasil, em conjunto com a IndustriALL Global Union e SASK (Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia) realizou, no dia 1º de dezembro, um encontro com dirigentes de federações, confederações e sindicatos do Brasil para discutir a continuidade do projeto SASK no país.

Além da avaliação dos seminários regionais e nacional realizados no decorrer do ano de 2022, que discutiram as regionalidades no âmbito da política industrial e o futuro da indústria, também foi realizada a proposição de uma nova agenda para 2023 com o tema “Fortalecimento sindical para uma transição justa”.

Nessa perspectiva, foram debatidas novas estratégias para a realização do debate nos estados não somente sobre a temática transição justa e sustentável e de política industrial, mas no trabalho de questões como a inclusão das minorias sociais, a busca pela proposição de políticas públicas, o fortalecimento, organização e capacitação dos dirigentes, além de novos encaminhamentos para os encontros a partir das mesas tripartites setoriais.
Na ocasião, os dirigentes também aderiam à Campanha pela ratificação da C190 e a eliminação da violência e assédio moral no mundo do trabalho. Nesse sentido, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, 25 de novembro, marcou o início de 16 dias de ativismo que culminam com a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

Por fim, foi realizado um debate pelo presidente do TID Brasil (Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento), Rafael Marques, com o tema “Pós eleição de Lula: Quais os panoramas para o desenvolvimento da indústria no Brasil? Quais os limites e possibilidades para uma perspectiva de transição justa?”.

Fonte e fotos: Imprensa da IndustriALL Brasil.

Deixe uma resposta