Químicos de Araçatuba fecham acordo com Usinas Renuka e Revati

0
874

Após um grande entrave, foi assinado o Acordo Coletivo de Trabalho do Setor do Etanol 2017/2018 entre o Sindicato dos Químicos de Araçatuba e as empresas Renuka Do Brasil S/A, Revati S/A – Açúcar e Álcool, Revati Agropecuária Ltda. e Revati Geradora De Energia Elétrica Ltda.

As partes estabeleceram que o salário normativo (piso salarial) da categoria, passa a ser de R$ 1.270,00 por mês e R$ 5,77 por hora, a partir de 01 de maio de 2017.

O pagamento das diferenças salariais referente ao salário normativo serão incluídos na folha de pagamento da competência do mês de Agosto de 2017.

Para as demais faixas salariais, a correção salarial, a partir de 01/05/2017, será de 2%, aplicável sobre os salários de novembro de 2016; a partir de 01/07/2017, será de 2,451%, aplicável sobre os salários de maio de 2017; deduzindo-se desse percentual, as antecipações concedidas a qualquer título no período compreendido entre maio de 2015 a abril de 2016, exceto as que tenham decorrido de promoções, transferências, equiparações, implemento de idade, término de aprendizagem e aumento real expressamente concedido a esse título.

O pagamento das diferenças salariais referente à correção salarial dos meses de Maio e Junho de 2017 serão incluídos na folha de pagamento da competência do mês de Agosto de 2017.

Nas demais cláusulas houve a manutenção conforme o texto do Acordo Coletivo de Trabalho anterior.

O Acordo Coletivo de Trabalho da Categoria é a garantia de que os direitos dos trabalhadores, conquistados as duras negociações, terão que ser respeitados. Com ele em mãos, o trabalhador se sente mais fortalecido para exigir o cumprimento do mesmo.

O STI Araçatuba já havia fechado anteriormente o acordo com outras seis unidades: Vale do Paraná S.A. – Açúcar e Álcool, Cafealcool Agroindustrial Ltda., Da Mata S/A – Açúcar e Álcool, Diana Bioenergia Avanhandava S/A, Usina Batatais S/A – Açúcar e Álcool e Virálcool – Açúcar e Álcool Ltda.

Até o momento ainda não foi assinado acordo com as empresas do grupo Raízen, Aralco, Clealco, Pioneiros e Unialco.

Fonte: Imprensa do STI Araçatuba

Deixe uma resposta